O consórcio Nouvelle AOM foi anunciado como vencedor do concurso internacional para a renovação e redesenho da Torre Montparnasse de Paris, superando o finalista Studio Gang e uma lista de grandes escritórios.
Elogiado pelo júri por sua "identidade poderosa, dinâmica e ousada", a proposta vencedora irá introduzir um sistema de fachada verde inteiramente nova que melhorará o entorno imediato da torre e o bairro como um todo.
"Este foi um grande desafio, já que a Torre não é como qualquer outra", explicou o júri. "O projeto da Nouvelle AOM captura perfeitamente o espírito do século XXI, dando à Torre uma identidade multifacetada que gira em torno de novos, atraentes e inovadores usos. A Torre vai dar vida nova ao bairro de Montparnasse".
"A cidade de Paris está encantada com esta escolha, que marca o início de uma grande transformação tanto da Torre Montparnasse quanto da própria cidade", acrescentou Jean-Louis Missika, vice-prefeito de Paris para planejamento urbano, arquitetura, atratividade, desenvolvimento econômico e as iniciativas da Grande Paris (Grand Paris).
"O projeto de Nouvelle AOM está perfeitamente alinhado com a nossa visão arquitetônica: focada resolutamente em usos, tipo para o meio ambiente e exemplar em termos de eficiência energética. A sutil intenção arquitetônica do consórcio permitirá que a Torre recupere os corações do povo de Paris".
O consórcio da Nouvelle AOM foi criado para realizar este projeto, composto por três empresas com sede em Paris que trabalham em colaboração: Franklin Azzi Architecture, Chartier Dalix Architectes e Hardel et le Behan Architectes. O projeto rompe o foco vertical da torre original, substituindo-o por uma ênfase em elementos horizontais mais acessíveis. Uma nova fachada transformará a atmosfera do edifício, substituindo superfícies opacas por transparentes.
"Quando assumimos o desafio deste concurso emocionante, nosso foco foi revelar a beleza do Tour Montparnasse de dentro para fora. Conseguimos isso incorporando usos radicalmente novos e criando uma reforma ecológica sustentável e verde da fachada. O objetivo é tornar a Torre um ícone da revolução da energia do século XXI ", explica Nouvelle AOM.
O projeto de 300 milhões de euros, financiado inteiramente pelos co-proprietários da torre, está programado para ser concluído a tempo para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris.